Mentoria é uma palavra derivado do inglês, Mentoring. Pode ser entendido como tutoria ou apadrinhamento. Trata-se de uma ferramenta de desenvolvimento profissional que consiste no treinamento personalizado e orientado as demandas técnicas relevantes para o funcionário e empresa por alguém muito mais experiente. O mentor tem grande conhecimento absorvido e comprovado sobre determinada área e, portanto, qualificação para guiar e aconselhar seu aprendiz ou Mentorado.

Ninguém chega ao sucesso sozinho, sempre durante sua trajetória se depara com pessoas que lhe ajudaram com base em suas vivencias.  Muito raro alguém conseguir chegar ao sucesso, e, mais raro ainda permanecer nele sozinho. Sempre, de forma consciente ou inconsciente procuramos pessoas mais experientes para pedir conselho e orientação para tomada de decisão. Para ajudar em nossa trajetória. No mundo corporativo, não podemos deixar a mercê da sorte, temos de forma consciente e planejada, estarmos muito bem orientados por pessoas que já chegaram lá, processo conhecido por Mentoria.

Quem recorre à Mentoria, obtém aprendizado e orientação necessários para encaminhar bem sua carreira. Pois, os mais experientes, vividos tecnicamente na prática, transmite seu conhecimento e sabedoria, além de contribuir para que o funcionário que já faz parte da empresa ou um novo funcionário seja inserido na cultura organizacional com mais facilidade.

Muitas empresas têm aderido à Mentoria em substituição a treinamentos convencionais, uma vez que o método costuma ser mais eficaz. Mas não indicamos essa substituição, visto que, cada ferramenta possui suas especificidades e importância. São complementares.

 

A Mentoria não deve ser vista como obrigação apenas da empresa que está interessada ou preocupada com o crescimento e desempenho de seu funcionário. Mas profissionais de forma autônoma também podem procurar Mentoria por conta própria quando estiverem perdidos com relação aos rumos de sua carreira, angustiados sobre seu cargo atual ou em diversas outras situações semelhantes. O Mentor o ajudará a se encontrar, planejar e até mudar de profissão para encontrar satisfação no seu trabalho.

Quer saber mais a respeito? Então entre em contato com a UNIMENTOR, e venha ser Mentorado pelo time de Mentores mais experientes do Brasil. Nosso time de Mentores possui experiência comprovada na prática do mínimo de 16 a 43 anos de mercado!

Quer conhecer mais?

entre em contato e agende sua visita